Offline
AGU entra com ação no STF contra o lockdown em três Estados
28/05/2021 12:10 em Notícias do Brasil

O advogado-geral da União, André Mendonça, e o presidente Jair Bolsonaro ingressaram na noite desta quinta-feira, 27, com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o lockdown imposto em três Estados do país: Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraná. Ainda nesta quinta-feira, informamos com antecedência que o governo se preparava para acionar a Corte.

Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), a ação não questiona decisões anteriores do STF, que reconheceram a prerrogativa de Estados e municípios de determinar medidas de enfrentamento da pandemia de covid-19. “Porém, considera que algumas dessas medidas não se compatibilizam com preceitos constitucionais inafastáveis, como a necessidade de supervisão parlamentar, a impossibilidade de supressão de outros direitos fundamentais igualmente protegidos pela Constituição e a demonstração concreta e motivada de que tais medidas atendem ao princípio da proporcionalidade”, diz o comunicado do órgão divulgado na noite de ontem.

Leia mais: Governadores avaliam ir ao STF para impedir convocação de CPI

“O intuito da ação é garantir a coexistência de direitos e garantias fundamentais do cidadão, como as liberdades de ir e vir, os direitos ao trabalho e à subsistência, em conjunto com os direitos à vida e à saúde de todo cidadão, mediante a aplicação dos princípios constitucionais da legalidade, da proporcionalidade, da democracia e do Estado de Direito”, justifica a AGU.

De acordo com o órgão, é “notório o prejuízo que será gerado para a subsistência econômica e para a liberdade de locomoção das pessoas com a continuidade dos decretos de toque de recolher e de fechamento dos serviços não essenciais impostos em diversos locais do país”.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS