Offline
Daniel Silveira é mantido preso após audiência de custódia
18/02/2021 20:14 em Notícias do Brasil

A audiência de custódia realizada na tarde desta quinta-feira, 18, manteve o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) atrás das grades. A decisão favorável à manutenção da prisão do parlamentar foi tomada pelo juiz Airton Vieira, auxiliar de Alexandre de Moraes — ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) responsável por determinar o encarceramento do congressista por causa de um vídeo divulgado nas redes sociais na noite da última terça-feira, 16.

Leia mais: Esposa de Alexandre de Moraes advoga em 18 processos no STF

A decisão de Vieira acarreta em mais uma derrota para Silveira diante do Poder Judiciário. Após ser preso a mando de Moraes, o deputado viu o STF votar de modo unânime pela legalidade de sua detenção. Além disso, o parlamentar do PSL do Rio de Janeiro tornou-se alvo de Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A denúncia contra ele foi formalmente apresentada diretamente pela Mesa Diretora da Casa legislativa, que é comandada por Arthur Lira (PP-AL).

Leia também: Esquerda articula-se pela cassação de Daniel Silveira

O desfecho da audiência de custódia não é, contudo, o fim da história do caso. Isso porque caberá ao plenário da Câmara dos Deputados validar ou não a prisão de um deputado federal. Se não houver maioria qualificada (dois terços) favorável à prisão, o congressista deixará a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, onde tem passado os últimos dias. Nos bastidores do poder de Brasília, a expectativa é que o caso seja analisado pelos deputados ainda nesta semana.

Daniel Silveira — prisão contestada

Apoiada pelos 11 ministros do STF, a prisão de Daniel Silveira é contestada no meio jurídico. Um grupo de juristas considerou a decisão contra o deputado federal como inconstitucional.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS