Offline
EUA matam um dos líderes do Estado Islâmico
04/04/2023 22:07 em Notícias do Mundo

Militares norte-americanos disseram, nesta terça-feira, 4, que mataram um dos principais líderes do Estado Islâmico na Síria. O Comando Central dos EUA, que supervisiona as operações no Oriente Médio, disse que o “ataque unilateral” matou Aydd al-Jabouri, um dos principais líderes do Estado Islâmico, envolvido no planejamento de ataques terroristas na Europa.

“O Isis continua a representar uma ameaça para a região e além”, disse o comandante do Centcom, general Michael Erik Kurilla. Segundo ele, o ataque norte-americano “interromperia temporariamente a capacidade da organização de conduzir ataques externos”.

Os EUA lançaram ataques aéreos usando dois caças F-15 contra milícias apoiadas pelo Irã no leste da Síria, depois que militantes mataram um empreiteiro norte-americano em um ataque de drones a uma base usada pelas forças norte-americanas. Os ataques dos EUA mataram oito membros da milícia, segundo as autoridades norte-americanas.

Já nesta terça-feira, o governo sírio disse que um ataque de míssil israelense matou dois civis perto de sua capital, Damasco, conforme informou a agência de notícias estatal síria Sana. A agência disse que as defesas aéreas sírias derrubaram alguns dos mísseis.

Este foi o quarto ataque desse tipo que a Síria atribuiu a Israel nos últimos seis dias, segundo o serviço de notícias estatal de Damasco.

Os militares norte-americanos também disseram que nenhum civil foi morto ou ferido no ataque, mas não identificou onde o ataque ocorreu.

O Estado Islâmico, grupo extremista que começou a chamar a atenção quando dominou certas regiões da Síria, em 2014, persiste até hoje como um grupo insurgente capaz de extrema violência.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS