Offline
Finlândia é aprovada pela Turquia e torna-se membro da Otan
31/03/2023 08:35 em Notícias do Mundo

A Turquia aprovou a candidatura da Finlândia para se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O país, no entanto, ainda bloqueia a aprovação da Suécia na aliança militar. O parlamento turco votou de maneira unânime a favor da filiação da Finlândia nesta quinta-feira, 30, retirando o último obstáculo no processo de adesão.

Em nota divulgada depois da votação, o presidente finlandês Sauli Niinisto disse que seu país está “pronto para se juntar à Otan”.

“Todos os 30 membros ratificaram a filiação da Finlândia. Eu quero agradecer a cada um dos membros por sua confiança e apoio”, declarou. “Estamos ansiosos para receber a Suécia conosco o mais cedo possível”, concluiu o líder finlandês.

Em seu Twitter, o Secretário-Geral da Otan, Jens Stoltenberg, também exaltou a decisão. “Eu aceito o voto da Grande Assembleia Nacional da Turquia para completar a ratificação da ascensão da Finlândia. Isso fará toda a família Otan mais forte e mais segura”.

 

Desde a fundação da Otan a Finlândia e a Suécia mantiveram o compromisso de não se juntar à aliança como uma forma de evitar provocar Moscou. No entanto, em consequência da guerra da Ucrânia as perspectivas dos países mudou.

A Otan possui uma política de “portas abertas”, o que significa que qualquer país pode ser convidado a se juntar caso expresse interesse, precisando apenas ser capaz de seguir o regimento do tratado fundador do bloco. Contudo, qualquer estado-membro pode vetar a entrada de um novo aliado.

Importância da Turquia na Otan

Turquia é um membro poderoso da Otan, com o segundo maior exército do bloco, atrás apenas dos Estados Unidos. Sua localização também a torna um membro estrategicamente importante.

Ela age como uma barreira estratégica entre o Ocidente e uma faixa de países do Oriente Médio — com um histórico de instabilidade política. O fato de o país ter se juntado ao bloco apenas três anos depois de sua fundação aumenta sua influência e pode de opinião entre os outros membros.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS