Offline
Ditadura venezuelana financiou Lula, diz ex-chefe de Inteligência militar chavista
27/10/2021 17:28 em Notícias do Brasil

O ex-chefe de Inteligência e Contrainteligência da Venezuela, Hugo Carvajal, confessou que a ditadura do país “financiou ilegalmente movimentos políticos de esquerda pelo mundo por pelo menos 15 anos”. Também conhecido como El Pollo, ele escreveu um depoimento de sete páginas para a Justiça da Espanha, que o mantém sob custódia. As informações foram publicadas na terça-feira, 19, pelo jornal espanhol Ok Diario.

Leia também: Jornalista acusa partidos de esquerda de ligação com o narcotráfico

“O governo venezuelano financiou ilegalmente movimentos políticos de esquerda pelo mundo por pelo menos 15 anos, entre eles a criação do partido político espanhol Podemos”, escreveu El Pollo.

Leia mais: PT gastou R$ 500 mil com jatinho para viagem de Lula ao Nordeste

O depoimento prossegue: “Enquanto fui diretor de Inteligência e Contrainteligência militar da Venezuela, recebi uma grande quantidade de relatórios mostrando que esse financiamento internacional estava ocorrendo. Exemplos concretos são: Néstor Kirchner, na Argentina; Evo Morales, na Bolívia; Lula da Silva, no Brasil; Fernando Lugo, no Paraguai; Ollanta Humala, no Peru; Zelaya, em Honduras; Gustavo Petro, na Colômbia; Movimento 5 Estrelas, na Itália; e Podemos, na Espanha. Todos esses foram relatados como receptores de dinheiro enviado pelo governo venezuelano”. 

No entanto, Carvajal ainda deverá apresentar documentos para provar as acusações.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS